Blog

Engenharia Industrial

Conheça mais sobre a profissão de engenheiro industrial aqui no blog da NetProfissões!

Engenharia Industrial

Este profissional cuida dos recursos necessários à produção industrial acompanhando a instauração e conservação da estrutura em diversas áreas como: redes de gás, esgoto, pontes, esteiras rolantes e indústrias. Organiza e administra instalações industriais em todos os processos, faz a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto da máquina e o engenheiro de produção. Tem como atribuição analisar custos, gerenciar mão de obra, administrar o uso de matérias-primas e equipamentos dentro do processo produtivo e no gerenciamento da gestão ambiental.

Para o caso do profissional optar por Engenharia Industrial Madeireira, seu foco de atuação é a transformação da madeira em seu processo industrial, no corte, armazenamento e na fabricação de produtos.

Áreas de Atuação

O Engenheiro Industrial é um profissional generalista e encontra trabalho em vários setores como: farmacêutico, cosméticos, produção, petrolífero, tecnológico, autopeças e madeireiro (para o profissional qualificado em Engenharia Industrial Madeireira).

Planejamento e Controle da Produção: define recursos à serem utilizados para garantir a rentabilidade do processo produtivo no uso de máquinas, mão de obra, processos e softwares específicos;
Máquinas e Equipamentos: desenvolve projetos, instala equipamentos, máquinas e supervisiona a construção de fábricas;
Processos Industriais: gerencia etapas de fabricação e seus processos, como supervisão do funcionamento de máquinas, escalas para turnos de trabalho, fluxo de matérias-primas e controle de qualidade;
Controle de Qualidade: monitora o processo de produção como um todo a fim de assegurar o controle de qualidade da produção.


Regulamentação

CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e seus conselhos regionais, os CREA’s.


Compartilhe este artigo:

https://www.netprofissoes.com.br/blog/engenharia-industrial/

Comentários