Blog

Engenharia de Pesca

Conheça mais sobre a profissão de engenheiro de pesca aqui no blog da NetProfissões!

Engenharia de Pesca

O Engenheiro de Pesca foca seu trabalho na criação, cultura e industrialização de organismos aquáticos. Desenvolve também, novos métodos tecnológicos na localização, captura, beneficiamento e conservação de moluscos, peixes e crustáceos. Exerce a pesca extrativa visando aspectos relacionados ao ordenamento pesqueiro, dinâmica de populações, ecologia e navegação. Outra atribuição é se dedicar à reprodução e criação desses animais em fazendas aquáticas. No aspecto administrativo ou gestão de pesca, instala e faz manutenção dos equipamentos utilizados na indústria pesqueira e de beneficiamento.

Áreas de Atuação

Este profissional encontra colocação em fazendas aquáticas e na indústria de beneficiamento de pescados quanto em órgãos públicos como:

IBAMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Atua em pesquisas, ensino e consultoria focados nas tecnologias sustentáveis. O maior gerador de vagas é o Estado de Santa Catarina, sendo o maior polo pesqueiro do país com 25% da produção nacional e em seguida a região Nordeste, onde apresenta boas oportunidades de trabalho. Na região Centro-Oeste piscicultura e frigoríficos conquistam seu maior espaço. Na região Norte, no Estado de Rondônia, está em franco crescimento nas fazendas aquícolas.

Ecologia Aquática: para garantir a exploração sustentável dos recursos, analisa sistemas aquáticos;
Tecnologia do Pescado: inspeciona a conservação, beneficiamento e industrialização do pescado, fazendo controle sanitário e desenvolve novos produtos;
Investigação, Planejamento e Tecnologia Pesqueira: cria programas de desenvolvimento potencial pesqueiro de uma região e elabora técnicas para localizar e capturar animais aquáticos;
Produção: desenvolve técnicas para piscicultura, maricultura (criação de mariscos), carcinicultura (criação de camarões) e plantas aquáticas.

Regulamentação

CONFEA - Conselho Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e seus conselhos regionais, os CREA’s.


Compartilhe este artigo:

https://www.netprofissoes.com.br/blog/engenharia-de-pesca/

Comentários