Blog

Comércio Exterior

Conheça mais sobre a profissão de bacharel em comércio exterior aqui no blog da NetProfissões!

Comércio Exterior

O profissional em Comércio Exterior – ou Gestão de Comércio Exterior – domina métodos e técnicas de compra e venda de produtos e serviços, entre empresas de países distintos. Acompanha acontecimentos internacionais de toda ordem, para identificar empresas fornecedoras ou mercado consumidor, operando tanto na importação quanto na exportação de matérias-primas.

Essa categoria profissional exige conhecimentos aprofundados em Direito, Legislação, Economia e Matemática, pelas cotações de compra e venda.

Esse profissional qualifica-se para analisar tendências do mercado nacional e internacional, identifica necessidades e oportunidades, elaborando estratégias de negociação e marketing. Define a logística dos produtos exportados ou importados. É imprescindível conhecimento de inglês ou espanhol.

Áreas de Atuação

Áreas como as de importação, aduaneira, logística, negociação internacional, prática cambial e marketing são as que mais necessitam de profissional especializado, principalmente porque uma série de acordos comerciais entre Brasil e outros países estão em processo de aprovação num futuro não distante. Este profissional encontra colocações para atuar em:

Consultoria e Assessoria: orienta empresas do segmento em negociações internacionais;
Logística: define formas de transporte, analisando o tempo de entrega e custos para a operação;
Marketing Internacional: analisa e adapta ao mercado, os produtos de acordo com a cultura do país onde será comercializado;
Análise: como intermediário, analisa o fechamento dos contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, respeitando a legislação vigente;
Aquecimento de Carga: contrata fretes e seguro internacional, fazendo acompanhamento de embarque e desembarque das mercadorias.


Regulamentação

CFA - Conselho Federal de Administração e seus conselhos regionais os CRA's.

Compartilhe este artigo:

https://www.netprofissoes.com.br/blog/comercio-exterior/

Comentários