Blog

Ciências Aeronáuticas

Conheça mais sobre a profissão de cientista aeronáutico aqui no blog da NetProfissões!

Ciências Aeronáuticas

O profissional especializado em Ciências Aeronáuticas é responsável pela operação e manutenção de aeronaves e aeroportos.
Profissionais desta área pilotam helicópteros e aeronaves, adquirem conhecimento em gestão aeroportuária, manutenção e realização de inspeção em aeronaves e aeroportos.
Esta profissão exige raciocínio rápido, excelentes reflexos e orientação espacial apurada e passa por avaliação anual de saúde, exigência do Comando da Aeronáutica ligada ao Ministério da Defesa. Este profissional poderá ingressar na carreira de piloto comercial com curso tecnológico, devendo conhecer as legislações nacionais e internacionais.
Ter conhecimento em língua estrangeira como o inglês é um diferencial importante nesta área.

Áreas de Atuação

Comandante: Chefia as operações a bordo de aeronaves, em vôos nacionais e internacionais;
Copiloto: Coadjuvante direto nas operações de bordo, porém em alguma emergência ou necessidade, poderá vir a substituir o comandante;
Administrador Aeroportuário: Coordena serviços do aeroporto no que se refere à venda de passagens, segurança dos passageiros e serviços de informação, bem como gerencia a colocação de cargas na aeronave;
Piloto Particular: Pode atuar em empresas de táxi aéreo, como pilotar seu próprio helicóptero ou avião para uso das mesmas funções. Elabora planos de vôo, permanecer atento à comunicação com a torre de controle, aeroclubes e responsável direto com a manutenção e abastecimento de aeronaves, cumprindo as normas de segurança.


Regulamentação

A profissão é regulamentada pelo Código Brasileiro de Aeronáutica.


Compartilhe este artigo:

https://www.netprofissoes.com.br/blog/ciencias-aeronauticas/

Comentários