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Bom posicionamento em marketing social na prestação de serviços

Inovando, Relacionando e Vendendo Serviços

Bom posicionamento em marketing social na prestação de serviços

Quando se administra um negócio, seja em qualquer ramo e gênero de serviço, o principal desafio é a qualidade a qual o serviço é prestado. Logo é necessário que se estabeleçam critérios, os quais maximizarão a rentabilidade visando não somente lucros, mas a satisfação do cliente assim como a fidelização do consumo.
Este fator não está limitado apenas ao departamento de serviços, mas como também no seu pós-venda (inclusive após finalização do contrato).

A qualidade na prestação do serviço é um fator estratégico no quesito contribuição, tornando-o apto a exercer mecanismos que permeiam o mundo corporativo e econômico.

Com a chegada das redes sociais e diversas formas de comunicação, faz-se presente o relacionamento entre consumidor e servidor. O mundo digital cria acessos quase que instantâneos às plataformas de serviços, tornando um simples smartphone uma ferramenta acessível e prática.

Essa relação entre profissionais e clientes fortalece laços de fidelidade e produtividade. Algo que o universo mobile oferece rapidamente, já que a tecnologia molda o setor de serviços exercendo total influência em acessibilidade. Torna-se lucrativa em diversos fatores e ofertas distintas. Sua praticidade é tamanha que transforma ações básicas como: transações, pagamentos, agendamentos, comunicação e vendas em algo palpável, revertendo o serviço em resultados que equivalem a créditos.

Segundo o escritor Alberto de Oliveira Lima Filho, em sua obra “Marketing de serviços” o Marketing social e empresarial é definido como atividades operacionais, destinadas a não só investigar, obter e servir de demanda para assistência profissional, mas também como objetivos de oferecimentos a serviços de qualidade, com preços que possibilitem a satisfação do cliente, tal como a remuneração adequada aos profissionais.

Assim, o marketing social está amplamente participativo na representação dos procedimentos e metodologias de prestação de serviços por ser um importante assegurador de precisão e resultado final.

Com esta afirmação é possível entender que a prestação de serviços encontra-se em 3 esquemas, subdivididos em:

Cliente: Personalidade a qual é aplicado o produto final. Consumidor, principal elemento e completamente indispensável, já que sem ele o serviço não existiria pela falta de demanda.

Suporte estratégico e físico: São os procedimentos necessários para a produção do serviço subsequente a contratação, estão subdivididos em instrumentos desde o serviço interno até o ambiente físico.

Assistência/Contato: Consiste em meios de comunicação entre as partes, onde se necessita de um canal de ligação comunicativa entre cliente e servidor.   

Toda oferta de serviços prestados parte da demanda, juntamente com a compatibilização de recursos e inovação, nas quais o profissional estará disposto a fornecer. O Marketing Social serve de base para influenciar em termos técnicos os aspectos motivacionais e sociais, promovendo o crescimento constante do mercado e organizando a oferta de seus serviços.


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