Blog

Administração

Conheça mais sobre a profissão de administrador aqui no blog da NetProfissões!

Administração

O administrador gerencia todos os recursos materiais, humanos e financeiros de uma empresa. Essencial este profissional manter-se atualizado com a economia nacional e mundial. Domínio em inglês ou espanhol é elemento necessário e diferenciado. Deve estar atento às tendências de consumo e mercado, bem como a legislação específica na área de atuação da empresa.

Áreas de Atuação

Existe amplo mercado de trabalho para o profissional graduado em Administração, podendo exercer funções administrativas nas diversas áreas, como:


Administração de Empresas: atua em todas as operações pertinentes à organização mercadológica para os recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa;
Administração Esportiva: define políticas para o esporte nos Órgãos Oficiais, gerencia equipes e times promovendo competições entre clubes e associações;
Administração de RH: gerencia admissões, demissões, benefícios e planos de carreira. Responde pelo relacionamento empresa-funcionário;
Administração do Setor de Compras: realiza cotações de preços, providencia e autoriza aquisição de materiais, matérias-primas, controla o estoque e estabelece um relacionamento direto com fornecedores para vendas, valores, condições de pagamento e prazos para entrega. Não raro, atua no setor de marketing e atividades de publicidade de uma empresa;
Administração Financeira: elabora e coordena movimentos financeiros da empresa ao que se refere ao patrimônio, análise de orçamento, capital de giro e fluxo de caixa;
Administração Hoteleira: gerencia hotéis, resorts, pousadas, parques temáticos e SPA’s, sendo responsável pelo funcionamento geral como: serviços, reservas, limpeza, manutenção e área financeira;
Administração Hospitalar: dirige hospitais, empresas de seguro saúde, de convênios médicos e prontos-socorros;
Administração de Produção: controla o processo de aquisição, análise, estocagem, qualidade e distribuição do produto final;
Administração Pública: planeja, promove e gerencia instituições públicas;
Administração Rural: dirige empresas rurais e agroindustriais, monitora processos de produção, comercialização e distribuição;
Administração de Comércio Exterior: dirige negociações de compra e venda com companhias do exterior e promove a expansão fora do país;
Controladoria: executa planejamento, gerencia orçamentos, ocupa-se do controle de custos e da auditoria interna da empresa;
Administração do Terceiro Setor: organiza e supervisiona as operações de ONG’s captando recursos e sua aplicação em projetos educacionais, ambientais, comunitários e profissionalizantes;
Empreendedorismo: determina estratégias para idealizar e dirigir um negócio, viabiliza as possibilidades, estuda a concorrência e elabora a logística dos recursos humanos;
Gestão Ambiental: desenvolve e executa projetos, visando a conservação do meio ambiente;
Gestão de Qualidade: aprimora processos industriais, compra, venda de mercadoria e serviços.;
Logística: instaura e dirige a fluidez produtiva da empresa. Responsabiliza-se pela compra, estocagem e distribuição das mercadorias aos pontos de venda;
Marketing: estabelece estratégias de operação de uma empresa, planeja vendas, cria, analisa e aperfeiçoa produtos e serviços para melhor atender as necessidades dos clientes;
Peritagem: Implementa exames periciais de acordo com os temas relacionados com o dia a dia da empresa;
Área Comercial: projeta e potencializa o projeto de vendas de uma empresa. Negocia preços, formas de pagamento e os termos de entrega;
Controle de Qualidade: nas indústrias, atua no controle de qualidade dos produtos em estoque e faz levantamento de produtos faltantes;
Políticas Corporativas: cria políticas corporativas voltadas para ações que respeitem a sustentabilidade e obrigações sociais.


Regulamentação

CFA - Conselho Federal de Administração e seus conselhos regionais, os CRA’s.


Compartilhe este artigo:

https://www.netprofissoes.com.br/blog/administracao/

Comentários